Nuninho

BUSCADOR

Falta pouco para você encontrar o conteúdo desejado. Vamos lá?


LOGIN

Com uma rede social

ou

CADASTRO

Com uma rede social

ou


ESQUECI MINHA SENHA

Digite seu e-mail cadastrado no sistema:

RESULTADO DE PESQUISA RESULTADO DE PESQUISA


Duratex reduz em 15% o envio de resíduos de fábricas para aterros

 

Atualmente, quase 80% dos resíduos gerados na companhia são reciclados, reutilizados ou reaproveitados


O desafio da indústria não é apenas pensar o que fazer com os resíduos gerados nas produções de suas fábricas, mas também repensar o processo e a escolha do material que será utilizado. Seguindo essa premissa, a Duratex vem agindo fortemente para reduzir os rejeitos gerados em suas 22 fábricas em todo o País. Atualmente, quase 80% deles são reciclados, reutilizados ou reaproveitados.

Na Unidade de Negócio Madeira, em Agudos (SP), a Duratex investiu em uma unidade de compostagem para transformar resíduos em composto orgânico. Esta tecnologia permite que todo o lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETEs) e as cinzas resultantes do processo de queima de biomassa nas plantas de energia sejam transformadas em matérias-primas para produzir fertilizante orgânico que será utilizado nas áreas florestais da empresa. Em 2016, por exemplo, os resíduos gerados nesta unidade foram transformados em 11 mil toneladas de composto orgânico fertilizante. Visando a divulgação de melhores práticas este projeto está sendo ampliado para a unidade de Uberaba (MG).

Já na Unidade de Negócio Deca, para evitar o descarte de peças de louças com defeito, foi desenvolvido um britador de louças que tritura as peças que não atendem aos critérios de qualidade, possibilitando a reutilização desse material na fabricação de novas louças, ao invés do descarte. A solução gera, ainda, a redução de custos com a compra de nova matéria-prima. Nas fábricas de metais sanitários, a maior parte dos resíduos também é reaproveitada. A parte não utilizada do metal é fundida novamente e o restante gerado no processo é, em sua maioria, destinado externamente para a reciclagem.

Os projetos da Duratex voltados à sustentabilidade foram premiados por sua importância e comprovação de resultados, como no Guia Exame de Sustentabilidade 2016, ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental.

 

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.

Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

 

 

 

 

RECOMENDADOS RECOMENDADOS

Maike Mohr – Cooperativas e sustentabilidade (Líder 2030 Talks)

Schneider Electric é reconhecida como pioneira nos ODS em 2017

Plataforma Liderança Sustentável – América Latina

Como participar